Vamos falar sobre o bate-papo ao vivo: por que, como e quando você deve usá-lo?

bate papo 3cx

Bate-papo ao vivo: o que é isso? Não, isso não tem nada a ver com as salas de bate-papo popularizadas nos anos 90. Estamos falando do incrível, inestimável e essencial canal de comunicação que permite que as empresas se envolvam com os visitantes do site para suporte, geração de leads e muito mais. Ver aquela pequena aba azul na parte inferior da tela? Isso é bate-papo ao vivo.

chat ao vivo no site

Embora havendo previsões há quase uma década sobre o aumento da popularidade do bate-papo ao vivo, um número significativo de empresas ainda está se arrastando quando se trata de adicionar esse método de comunicação aos seus sites. Como diz o antigo provérbio chinês: A melhor época para plantar uma árvore foi há 20 anos. O segundo melhor momento é agora. Portanto, se você ainda está pensando sobre se deve ou não apresentar o bate-papo ao vivo à sua empresa, explicaremos exatamente por que você deveria. E se é algo que já usa em seu site, você sabe como pode realmente usá-lo em todo o seu potencial?

O chat ao vivo é agora o canal preferido dos consumidores

De acordo com um estudo realizado pelo Customer Service Benchmark da eDigital , 79% dos usuários preferem o suporte ao chat ao vivo, pois, na maioria das vezes, ele fornece respostas instantâneas. Além de tempos de resposta mais rápidos, o bate-papo ao vivo oferece uma maneira muito mais eficiente e conveniente de se comunicar. Os usuários não apenas conseguem ver toda a conversa diante de seus olhos e consultá-la novamente, mas também podem se comunicar enquanto executam outras tarefas.

Por exemplo, se eu precisar de suporte de uma empresa, é provável que eles ofereçam horas de suporte semelhantes às minhas horas de trabalho. Isso pode dificultar as coisas se eu precisar fazer uma ligação enquanto estiver no escritório. Com o bate-papo ao vivo, posso iniciar o contato, fornecer as informações relevantes e resolver meu problema em minutos. Tudo no meu próprio ritmo e sem interromper meus colegas ou fluxo de trabalho.

Até o bate-papo ao vivo, o e-mail era o canal utilizado para aqueles que não podiam, ou simplesmente não queriam entrar em contato por telefone. Em algum momento, todos tentamos esse método e acho que podemos concordar que é cansativo, ineficiente e muitas vezes frustrante para todas as partes envolvidas. Você envia um e-mail à empresa XYZ e alguém responde. Ele volta para você no dia seguinte, mas entende mal o que você disse, então você precisa reiterar e aguardar outra resposta. 

O bate-papo ao vivo resolve tudo isso e, com 46% dos consumidores concordando que é a maneira mais eficiente de obter suporte, não é algo que deve ser esquecido quando se trata de garantir a satisfação do cliente.

Otimização para uma melhor experiência do cliente

Sem o conhecimento do consumidor médio, as estratégias que as empresas usam para gerenciar efetivamente as comunicações de seus clientes podem ser bastante sofisticadas. Para uma pequena empresa que lida com apenas alguns clientes por dia, provavelmente não há muita otimização necessária. Mas para empresas maiores que provavelmente lidam com milhares de solicitações de suporte, é crucial que uma estratégia de agente de bate-papo seja implementada para garantir a experiência mais eficiente.

Os agentes de chat podem ser agrupados e adicionados às filas para que, assim que um bate-papo entrar, todos sejam notificados. Isso oferece a melhor chance de o bate-papo ser escolhido com a menor quantidade de tempo de espera. Depois que o bate-papo é fechado, ele volta à fila geral para que o log possa ser visualizado por todos os agentes. Tudo isso é desenvolvido com o cliente e o agente em mente para proporcionar a experiência mais eficiente para todos os envolvidos.

Mas, às vezes, o bate-papo ao vivo simplesmente não é suficiente

Às vezes, clientes e agentes precisam de um pouco mais do que bate-papo para resolver um problema. Ou talvez você queira transformar seu bate-papo em um discurso de vendas completo. Bem, acredite ou não, o que começa como bate-papo por texto pode ser facilmente elevado a uma chamada de voz ou vídeo. Portanto, se você precisar obter um visual sobre o problema do seu cliente, ou se você acha que criar uma apresentação de vendas ajudará a garantir um lead, você pode fazer a transição perfeita para outro canal de comunicação.

É difícil pensar em um setor em que o bate-papo ao vivo do site não funcione. Isso não apenas ajuda os agentes a trabalhar de forma mais produtiva, fazer mais vendas e reunir mais leads, mas também leva a experiência do cliente a um nível totalmente diferente. É um recurso simples que pode fazer uma enorme diferença nos índices de satisfação do cliente, porque, simplesmente, é o que os consumidores estão pedindo.

Se você quiser ver como o bate-papo ao vivo pode funcionar no seu site, experimente o 3CX gratuitamente . O 3CX é uma solução de comunicação unificada de software que pode ser instalada localmente no Windows ou Linux ou na nuvem em sua própria conta na nuvem e inclui bate-papo e conversa ao vivo no site gratuito.

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