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Regional Vivo: WAR – Estamos sempre em guerra

Katia VitaleNegócios

Para aqueles que não conhecem ou não lembram, War é um jogo de tabuleiro – aquele dos dadinhos e bolinhas coloridas – como sempre disse minha filha, que pode nos trazer muito mais do que algumas horas de diversão com os amigos.

Opa. Peraí. Como assim ? O que um jogo desses pode acrescentar aos nossos negócios ?

Antes de responder eu faço um lembrete aos aficionados pelo jogo de que existe uma versão digital disponível para IOS ou Android. Nela você pode jogar gratuitamente contra o computador, ou, fazendo uma assinatura, jogar online contra outros ou ainda criar um grupo de amigos e marcar, por exemplo, rodadas toda 3a feira as 21:30 e criar um ranking desse grupo onde ao final de cada mês quem ganha não paga nada no Happy Hour(ops, me usei como exemplo). Fantástico.

Feitas as apresentações (pode nos convidar para o grupo se e quando montarem), vamos ver o que podemos tirar disso tudo.

De imediato me vem o slogan – War – o jogo das estratégias. E o que determina o vencedor é atingir seu objetivo. Pronto. Tudo que temos que fazer é utilizar a melhor estratégia para chegar ao objetivo final. Assim como na condução do nosso negócio: adequar a melhor estratégia para vencer.

E durante o jogo, assim como durante nosso mês, nosso trimestre, nosso ano ou nosso dia a dia mesmo, aparecem situações que temos que lidar e por vezes até reposicionar. Uma delas e talvez a principal seja a formação de alianças (parcerias no nosso caso), por muitas vezes necessárias e indispensáveis para que possamos sobreviver. No jogo, dificilmente passaremos da 3a rodada se todos os outros exércitos (concorrentes) resolverem nos atacar. No jogo online, como não existe chat, as alianças são feitas por conveniência, necessidade, intuição, etc. Não tem como ser combinado.

Pena que muito poucas alianças são feitas em nosso mercado. Eu acho isso um desperdício e penso que muitos projetos perdidos poderiam ter sido viabilizados se tivessem sido apresentadas através de um grupo, de um consórcio, uma aliança ou uma parceria pontual.

As vantagens são inúmeras; desde a força do marketing na apresentação ao cliente – “Esse projeto está sendo apresentado através de uma joint-venture formada por X e Y e criada para esse fim específico de te atender” até a todos os custos e responsabilidades a serem divididas na execução. Resumidamente você vai dividir o lucro, mas, os recursos humanos, financeiros e o próprio risco do negócio também serão bem menores. E as suas chances bem maiores.
Claro que o parceiro que você vai fazer essa “aliança” ser muito bem escolhido é uma premissa. Concorrente não pode ser visto sempre como inimigo. Pode e deve ser um bom parceiro. Pesquise, converse, escolha e faça um projeto teste. Penso que você não vai se arrepender.

Falado tudo isso, estratégia, aliança e objetivo, entramos no assunto Regional Vivo, de como podemos ajudar a sua empresa a fidelizar e conquistar mais clientes através da estratégia de entrar com uma consultoria de análise de contas e produtos e serviços da Vivo. De como pode ser uma porta de entrada para sua empresa ofertar esse tipo de serviço de Operadoras para seu cliente. De como essa ajuda pode mudar a sua importância e relevância dentro de cada cliente que você atua. De início precisamos apenas que você nos entregue as contas(fixa, móvel, internet) para que nossa equipe faça as análises e devolva o diagnóstico e a melhor alternativa. Aos poucos e cada vez mais vamos capacitá-lo com nossas melhores práticas e técnicas. Queremos ser esse parceiro estratégico. Para te ajudar a vencer e atingir sempre seu objetivo.
Assim como no jogo, precisamos sim de um pouco de sorte. Mas, lembre sempre de que a sorte vai ajudar a vencer algumas batalhas. A estratégia te fará vencer a guerra.

Vamos com tudo, com vocês e com a Vivo.

By: Edgard Junior